Desentendimentos e a Arte da Conversa

cdc (17)

Já tem um tempo que toda vez que penso em me abrir e compartilhar alguma coisa com alguém eu paro e penso umas trilhões de vezes antes de abrir a boca. Parece que sempre tem um ou dois abelhudos ligados em qualquer coisa que irá sair da minha boca prontos para metralhar. Virou uma espécie de guerra de argumentos, onde tem apenas um certo e todo o resto está prontamente errado, não existe espaço para troca de experiências e mudanças de ideias.

Sempre achei mudar de ideia a coisa mais sublime da vida. Pensem comigo: você passa um tempão da sua vida acreditando que tal coisa é verdade, se cerca dos melhores argumentos e fatos para pautar esse pensamento. Até que um dia você ouve alguém falando sobre aquilo, de um outro modo, por outra perspectiva, outro ponto de vista e BANG… Você muda de ideia. Concorda (ou não) com a outra pessoa, passa a pensar como ela ou até mesmo desenvolve um terceiro pensamento. Cara! Isso é maravilhoso…  Você se permitiu mudar, evoluir, crescer, aprender… A suas verdades são apenas suas. Cada um ver a vida de um jeito por causa das experiências que sofreu ao longo dela. Penso sempre como seriam minhas verdades se eu tivesse vivido outra vida. Tento sempre me por no lugar do outro. É um bom começo.

cdc (46)

Admiro quem consegue discutir com uns amigos em uma rodada de cerveja assuntos como política, evolução humana, o futuro do mundo e a exploração espacial… Eu me atrevi poucas vezes. Sempre ouvi tudo que falavam, filtrava e até mudava de opinião, ali quietinha na minha. As vezes soltava de forma tímida: caramba, nunca tinha pensando dessa forma. Mas no geral eu fico bebendo minha cerva e ouvindo as discussões acaloradas.

A roda de bar com os amigos é até um lugar agradável para gente debater os assuntos mais sérios da vida né?! Porque quando é aqui na internet… Ah, aí fica feio. Todo mundo se insulta, julga e condena sem ao menos conhecer. Será que é muito difícil levar como em uma roda de amigos as discussões nos comentários do Facebook? Não vejo muita diferença sabe?! E ainda assim evito muito expor certas opiniões que tenho, já que não curto nem um pouco bater boca (nem ao vivo nem virtualmente).

Gostaria de saber onde foi parar a arte da conversa, de explicar para o outro porque eu não penso como ele. Com uma boa justificativa e um debate saudável…
Logo vira briga, metem a mãe no meio, insultam a aparência da pessoa (oi??) e tantos outros absurdos.

Se todo mundo levasse as discussões virtuais com a leveza de um bate papo com os amigos,todos teriam muito a aprender. O ser humano é uma parada muito incrível, imagina se todo mundo compartilhasse de forma gentil um pouco do seu infinito particular e dentro de mim tivesse um pouco de todos vocês? Eu tenho certeza que eu seria uma pessoa muito mais rica!!! Vocês me entenderam ou ficou ilusório de mais??

Descordar é legal. Não concordar é bom. Compartilhar e se abrir a novos fatos e ideias é enriquecedor. <3

A mudança que queremos ver no mundo começa dentro da gente.  Contem para mim aqui nos comentários como vocês levam os desentendimentos da vida real e virtual.

Beijooooos

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...