Home Office e Administração do Tempo

Eu trabalho de casa e poucas pessoas entendem como isso funciona. Sou web master, mídias sociais e marketing digital, além do blog e dos empreendimentos da família que eu ajudo a dar um gás. Então tarefas não faltam!

Trabalhar de casa é complicado e exige muito controle do tempo. Pensa comigo: estou em casa, rodeada de distrações e tarefas. Como focar em algo totalmente fora da atmosfera domiciliar?!

Pesquisei sobre como poderia otimizar meu tempo e fazer com que tudo dê certo. Depois de muita leitura criei minhas próprias regras.

Horário para acordar. Detesto acordar cedo, mas preciso estipular horários para não virar um grande caos.

Trocar de roupa. Essa é a regra mais complicada para mim. Sou muito tentada a passar o dia de pijama e só trocar quando eu for sair. Mas a regra é acordar e trocar de roupa. Não precisa ficar toda arrumada, mas pentear o cabelo e colocar uma roupinha diferente. Afinal, preciso estabelecer quando estou de bobeira em casa e quando estou em período de trabalho. Também posso ser chamada pelo Skype a qualquer momento e preciso estar no mínimo bem apresentável.
Esse fim de semana comprei um roupão de plush delicioso e nesse momento estou sentada, trabalhando, postando no blog e ouvindo música- de roupão. Me julguem!

Estabelecer meu melhor horário. Uma das coisas mais incríveis de trabalhar em casa é poder designar cada horário para meu melhor rendimento. Ou seja, quando preciso criar, deixo a noite livre, pois sei que sou mais criativa de noite. Mas se preciso programar ou editar alguma coisa, isso tem que ser feito na parte da manhã, até porque depois do almoço fico bem lerda e dou prioridade aos serviços mais mecânicos, que não exijam muito raciocínio.

Além de ter que me organizar para levar os cachorros para passear, arrumar a casa e fazer comida.
Tenho uma diarista que fica com a parte da faxina aqui de casa, mas sempre tem alguma coisinha para fazer e é um desafio não largar o notebook aberto e ir lavar a louça rapidinho.

A única regra que estabeleci e ainda não coloquei em prática: o espaço.
Preciso ter um home office com espaço delimitado para isso. Uma mesa de trabalho com tudo que eu preciso ao meu redor, bem organizada e limpa. No momento trabalho na mesa de jantar, no cantinho da sala. E vivo deixando tudo zoneado. Grande parte de não ter meu espaço organizado ainda foi minha cadeira de escritório ter quebrado na mudança e ainda não me empolguei para comprar uma nova. A mesa fica lá, cheia de entulho em cima e eu trabalhando na sala de jantar!

Acho que agora que escrevi isso, vou tomar vergonha na cara e comprar uma cadeira de escritório descente e organizar meu home office. Decorar ele de forma bem prática e clean… Ah meu sonho!!

E como se estivesse em um escritório cheio de gente, tiro sempre uns 10 minutinhos para um café no meio da tarde, leio o blog de uma amiga, ponho uma música mais alta, ou deito na cama e jogo algo no celular. Isso troca a bateria e faz com que eu renda muito mais no serviço.

É mais ou menos isso… Trabalhar de casa é muito bom, como todo mundo pode imaginar. Porém tem o lado ruim de não termos ninguém por perto para conversar e trocar uma ideia. Quando o volume de trabalho fica pesado, passo dias sem sair de casa. Mesmo. É cama, banho e computador. O dia inteiro.
Por mais que essas regras existam, quando tenho muito trabalho eu fico virada no workaholic e não faço mais nada.
Dou aquela pirada básica. Até tudo estar entregue e os clientes felizes.

Se vocês tiverem mais algumas dicas para me ajudarem no home office compartilhem comigo!
Em breve vou falar sobre decoração de home office, afinal… Preciso de inspirações para o meu!

Beijoooos

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...