Meu novo melhor amigo: Evernote

Meu marido me apresentou o Evernote já tem um tempo mas nunca soube mexer e nunca dei muita bola para ele.  Mas cheguei numa fase da vida que preciso de facilidades. Tenho as coisas do blog, faculdade, curso, freelas de web-designer e meu trabalho para conciliar. Hoje em dia as grandes questões dos aspectos profissionais e educacionais são digitais como os livros em PDF, os e-mails das agências, imagens, notas, listas…

Depois que comentei no twitter e facebook que estava super dependendo desse aplicativo, algumas menina pediram para que eu ensinasse a usar.

Bom eu não vou fazer um guia completo de como usar o Evernote por dois motivos:

– São MUITAS funcionalidades;

– Não consegui explorar todas ainda.

Vou tentar dar boas dicas e explicar como essa ferramenta me ajudou muito. Este aplicativo tem a função de coletar, organizar e anotar essas informações anotadas no seu computador, celular, ou até mesmo através do website, e sincronizar tudo isso com um banco de dados virtual só seu.

Clica que aumenta

Vamos pelo inicio, essa imagem acima é a interface do Evernote no PC Windows 8.

1- Cadernos: você pode criar quantos cadernos quiser, eles vão ser como categorias e tudo que você criar deve estar dentro de algum desses cadernos.

2- Sincronizar: sempre que você apertar esse botão (seja no PC, no celular, no tablet ou aonde você quiser) tudo vai se conectar. Tudo que você criado, adicionado e afins em qualquer dispositivo vai estar disponível em todos os outros onde você tem o Evernote instalado.

Exemplo: tirei umas fotos no celular, coloquei elas em uma nota no Evernote do celular e sincronizei. Liguei o pc, abri o Evernote e as fotos estão lá. Sem cabos, sem CD nem pen drive.

3-  Toda nota criada pode virar um lembrete onde você configura dia e hora que vai receber uma notificação para lembrar daquela nota. Essa funcionalidade conversa com diversos outros aplicativos. O calendário do Iphone por exemplo. Então marquei na nota ‘lista de compras’ que preciso ir no mercado no dia 27/4 as 9:30 da manhã. Esse lembrete já está no meu calendário padrão do celular.

4- Etiquetas: Vão servir para você se localizar melhor dentro de cada caderno. Você vai ‘sub categorizar’ suas notas dentro de cada caderno pelas etiquetas e quando quiser encontrar tudo de tal etiqueta só clicar nela.

Clica que aumenta.

Uma das ferramentas que mais amo é a de fazer anotações em PDF. Baixo muito material do curso em PDF, recebo vários relatórios nesse formato e poder fazer uma anotação livre, como se o papel estivesse na minha mão, salvar e mandar de volta com as minhas considerações pessoas por e-mail (ou até pelo chat do próprio Evernote– basta a outra pessoa também ter o aplicativo e você a adiciona pelo e-mail) é de uma facilidade incrível. Os livros e apostilas em PDF também ficam muito mais simples de serem estudados. Além da anotação livre (desenho de seta toda torta) , tem também a opção de iluminar (de várias cores diferentes) o texto, criar quadrados, retângulos ou círculos no documento, adicionar diversos marcadores com pequenas frases e tudo isso podendo selecionar a espessura e cor de cada função.

Uma função que acho incrível mas ainda não tive a oportunidade de usar é que o programa possui um recurso de reconhecimento de escrita que ‘magicamente’ torna o texto impresso e manuscrito das suas imagens pesquisável.
Digitalize seus documentos ou até tire foto de uma anotação em um guardanapo de papel e o Evernote fará de tudo para que você o ache depois. Ache suas notas depois por meio das palavras-chave, títulos, etiquetas ou até mesmo da localização, inseridos na sua anotação.

Criando uma nota e mostrando algumas das funções:

Clica que aumenta.

Também dá para salvar notas de voz, cartões de visita (catalogando e ficando super fácil de pesquisar quando quiser), salvar quase todo tipo de arquivo nele, captura páginas da internet, emails e documentos. Não há necessidade de gerar slides, em apenas um clique as suas notas são transformadas em uma tela de layout atraente e amigável, perfeito para apresentações de última hora (também tenho usado muito esse recurso).

Como eu disse as funcionalidades são inúmeras e cada um tem a sua necessidade. Para o Chrome eu baixei uma extensão para fazer captura de sites direto para o aplicativo e isso tem sido extremamente útil para mim.

O Evernote pode ser acessado em várias plataformas diferentes. Há opções de download para o Windows e para o Mac; plugins de browsers para o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Safari; e para plataformas móveis como Ipad, Iphone, Ipod touch, Android, BlackBerry, Palm Pre ou Pixi e Windows Phone.

A notícia ruim é que a versão grátis é bem limitada. E a boa é que descobri que clientes Vivo possuem um ano de conta Premium na faixa, de grátis E sem pagar nada. =D

Se você não tem Vivo pode fazer a conta Premium por R$10,00 POR MÊS ou R$90,00 POR ANO.

Aqui tem 10 dicas que me ajudaram muito a começar a me organizar pelo Evernote.

Acho que com essas dicas já fica fácil de você começar a se organizar pelo aplicativo. Estou usando tem uma semana e já amo de paixão, acredito que ano que vem pagarei a conta Premium com muito gosto.

No Iphone e Ipad a interface é bem parecida com a do PC e Notebook, tudo bem intuitivo e não tive nenhum problema para descobrir onde estavam as coisas. Não sei como fica essa questão em outros dispositivos.

Espero que tenha ajudado a entender um pouco melhor dessa ferramenta tão prática e que poucas pessoas conhecem e sabem usar. Se ficou alguma dúvida fala comigo, se eu souber, ajudarei com prazer.

Não recebi nada para fazer esse post (nem do pessoal do aplicativo, nem da Vivo, ok?!).

Vocês usam muito a tecnologia para se organizar? Tem mais alguma dica do Evernote ou outro aplicativo para me dá? Vamos trocar uma ideia, vem, senta aqui…

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...