Parque das Ruínas

O Rio de Janeiro está cheia de pontos turísticos que os próprios cariocas quase nunca aproveitam. Assim acontece com o Parque das Ruínas, que muito morador da cidade nunca visitou. Eu estava nessa lista até ano passado.

 

O Palacete e as Ruínas

As Ruínas do antigo palacete, integradas às estruturas de ferro e vidro projetadas para sediar o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, tratam do tempo, do glamour, da sofisticação e da cultura.

Neste mesmo endereço morou uma das maiores mecenas das artes da cidade do Rio de Janeiro, Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales.

A residência, ponto de encontro do modernismo brasileiro, foi o cenário dos inúmeros saraus promovidos por Laurinda e frequentados por artistas nacionais e internacionais como Villa Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan.

Localizado na rua Murtinho Nobre, 169, em Santa Tereza o parque é um passeio ideal para dias de sol sem nuvens, pois a vista lá de cima é espetacular.

Uma boa pedida é pegar o bondinho e saltar no Largo dos Guimarães e fazer uma leve caminhada até o parque. Lá em cima dá para curtir um suco com pedaço de bolo na lanchonete. Se você não está no clima de caminhadas,tudo bem. Vá de Uber (aboli táxi da minha vida aqui no RJ) pois é chato de arrumar vaga para estacionar lá por perto, as ruas são estreitas, ladeiras íngremes e tudo de paralelepípedos.

O ambiente lá é super agradável, muitos artistas trabalhando, crianças brincando no parquinho, muita gente feliz batendo fotos, fazendo books… Eu adorei o passeio, por alguns momentos até esqueci que estava na cidade onde nasci e moro. Me senti uma turista conhecendo um lugar totalmente novo pela primeira vez.

É tão estranho quando isso acontece. Tenho me empenhado muito em conhecer melhor minha cidade e aproveitar ao máximo tudo que ela oferece de bom, já que tudo de ruim teima em nos assolar o tempo todo.

Para maiores informações sobre o parque, clique aqui.

Dica Bônus: paradinha no Bar Simplesmente para tomar uma cerveja gelada com bolinho de bacalhau e pastel de camarão. Vai por mim, essa dica vale ouro! 

Agora bem que vocês podem me ajudar né? Diz ae qual lugar do Rio de Janeiro você acha que mais pessoas deveriam conhecer? Preciso de dicas, quero ser uma carioca melhor…rs

 

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...