Umectação com Óleo de Coco

Depois de tanto ouvir falar das maravilhas da umectação resolvi testar. Para quem não está familiarizado com o termo, umectação nada mais é do que do que uma hidratação feita a base de óleo. Eu escolhi o óleo de coco para fazer. Mas você pode pesquisar outros tipos para utilizar.

E antes que perguntem: sim, quem tem cabelo oleoso pode fazer também. Porque até os cabelos mais oleosos perdem gordura nos fios, ficando ressecado e com aspecto de cabelo pouco saudável.

Utilizei esse óleo do Mundo Verde:


Separei o cabelo em quatro partes iguais e passei uma colher de sopa em cada uma das partes. Espalhei bem nas partes platinadas e deixei a raiz por último. Depois enrolei a cabeça em uma fronha de algodão e fui dormir. Quando acordei (mais ou menos 9 horas depois) lavei os cabelos com duas doses de shampoo transparente e hidratei com máscara para cabelos platinados.

E pronto. Acabou. Simples e com resultados incríveis. Você sente o cabelo muito mais sedoso ainda no banho. Conforme ele vai secando fica macio e gostoso de pegar. As pontas ressuscitam de uma forma como nunca tinha visto antes. Foi a parte do cabelo que mais senti diferença.

Eu não tirei nenhuma foto boa do antes, mas nessas dá para ver como meu cabelo estava sofrido:

occ02

occ01

Depois da umectação deixei ele secar naturalmente e depois de completamente seco modelei com uma escova giratória e ficou assim:


A umectação pode ser feita uma vez por semana, em alguns casos duas (mas com bom espaço de dias entre elas). Para fazer você precisa de óleos 100% vegetais e sem nenhum petrolato. Fiz com os fios sujos, mas isso tanto faz, o resultado será o mesmo. Se você mora em uma região mais fria, lave os cabelos com água morna, que irá derreter melhor o óleo e facilitará a retirada. Esse tipo de tratamento não precisa aquecer. Então nada de toucas térmicas ou ir para o sol, ok?

A umectação te oferece um resultado duradouro. Depois de dias você ainda sente o cabelo mais saudável e maleável. Confesso que sempre que hidrato os cabelos no salão, os fios parecem perder o efeito no dia seguinte! =(

E é indicado para todo tipo de cabelo (com ou sem química, cacheado, liso, indeciso, comprido, curto…).

Só fiz uma vez até agora, por pura falta de tempo. Mas pretendo fazer de 15 em 15 dias, pois o resultado foi muito bom nos fios platinados. Estou adorando aprender a cuidar do meu loirão!

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...